domingo, 16 de junho de 2013

Pronunciamento de Dom Humberto na Câmara de Canoas

Atendendo ao requerimento do vereador Ivo Fiorotti, a Câmara Municipal de Vereadores de Canoas recebeu na sessão desta quinta, 13, no novo bispo da Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB, Dom Humberto Maiztegui Gonçalves. O bispo foi convidado para falar sobre seu novo ministério, seus planos e as perspectivas para a Diocese e a presença da Igreja em Canoas. Dom Humberto, que até recentemente foi pároco da Paróquia São Lucas de Canoas, também apresentou sua sucessora na comunidade, Reverenda Leane Rachel Kurtz de Almeida, a primeira Reitora desta Paróquia.

Leia a seguir a íntegra do pronunciamento de 
Dom Humberto Maiztegui Gonçalves na Câmara de Canoas

Excelentíssimo Sr. Presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Vereador Juares Carlos Hoy (sendo substituído pelo vice-presidente, Vereador Roberto Ritter), estimado solicitante Excelentíssimo Vereador Ivo Fiorotti, demais parlamentares aqui presentes, irmãos e irmãs da Paróquia São Lucas, Revda. Reitora Leane Rachel Kurtz de Almeida, demais irmãos e irmãs de outras comunidades da Diocese Meridional, queridas amigas e amigos de outras igrejas e companheiras e companheiros de tantas lutas e sonhos em favor da vida, é uma grande honra estar hoje aqui, como Bispo Diocesano da Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, como ex-reitor da Paróquia São Lucas. Que o Senhor Jesus Cristo, em Sua Divina Graça derrame sobre vós a sua benção.
Em 2010 estivemos aqui, também pela intervenção de nosso amigo Vereador Ivo Fioritti, discípulo de um de nossos mais famosos teólogos, Revdo. Dr. Jaci Maraschin, para celebrar os 120 anos da IEAB, que inicia suas atividades como tal no Domingo 1º de Junho de 1890 em Porto Alegre. Nesse ano celebrávamos também 64 anos da nossa Paróquia São Lucas aqui em Canoas, hoje situada na Rua Santos Ferreira 264 no Centro da Cidade. Hoje, três anos depois, venho como Bispo Diocesano, após, como explica o requerimento, ter sido eleito pelo laicato e pelo clero, aprovado pelos demais bispos e dioceses desta igreja, ordenado em 9 de Dezembro de 2012 e investido e instituído como Bispo Diocesano no encerramento de nossa 121ª reunião Conciliar em 05 de Maio deste ano. Terei, se for da vontade de Deus, aproximadamente 20 anos para exercer este ministério, pelo que espero, para maior glória de Deus em Cristo, que tenhamos uma relação produtiva e frutífera nesta cidade.
Também venho apresentar aqui, a minha sucessora na Paróquia São Lucas, a Revda. Leane Rachel Kurtz de Almeida, que foi por mais de uma década pároca da Paróquia do Calvário em Nova Santa Rita, onde temos nosso mais antigo templo construído em 1895. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo de reitora desta Paróquia nestes 67 anos de história, o que, pela sua capacidade e maturidade, fala muito sobre a grande contribuição que as mulheres estão dando em todas as áreas da vida humana, inclusive na fé e na vida religiosa. 
Quero dizer que nossa Diocese Meridional, berço desta igreja no Brasil, conta hoje com 26 comunidades sendo a Catedral Nacional da Santíssima Trindade (na Rua Andradas em Porto Alegre), regida pela Revda. Deã Marinez Rosa dos Santos Bassotto; e outras classificadas como Paróquias (entre elas São Lucas), Paróquias Subvencionadas, Missões e Pontos Missionários. Seguindo o espírito do III Forum Mundial de Autoridades Locais de Periferia, que encerrou hoje nesta cidade, podemos dizer que estamos presentes, nesta metrópole porto-alegrense, nos municípios de Canoas, Cacoheirinha, Glorinha, Nova Santa Rita, Montenegro, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Guaíba, Alvorada e Viamão, além de termos na capital, além da Catedral, mais duas Paróquias, uma Paróquia Subvencionada e uma Missão. 
Aqui em Canoas atuamos fortemente na área dos direito da mulher. Hoje nossa paroquiana, que representa nossa Diocese, Sra. Nizabeth Miranda de Oliveira, preside o CONDIM. E em nível de estado,  a Revda. Diácona, Lilian Conceição Pessoa de Lira, trabalha na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Neste sentido nos preocupa um certo esvaziamento deste conselho por parte das pessoas que representam a administração municipal, mesmo que também registramos alguns avanços no atendimento as mulheres vítimas de violência.
Temos um trabalho com crianças e adolescentes de periferia, especialmente do bairro Guajuviras, paralelo ao projeto levado adiante pelo paroquiano Dilvio Ramos (premiado por esta casa) que busca transmitir a vivência e os valores cristãos. No entanto, há um preocupante escalada da violência nesse bairro, sendo que algumas das crianças testemunham e sofrem com o assassínio de parentes e vizinhos. Uma outra paroquiana relatou que estava assumindo a direção da escola porque a diretora tinha sido ameaçada de morte e teve que se retirar. Sabemos que este problema, no chamado “território da paz” excede a competência municipal, mas apelamos a esta casa e as autoridades do executivo municipal para que continuem a fazer o máximo esforço para recuperar o convívio harmônico naquele bairro. 
Temos acompanhado importantes avanços na saúde pública através do trabalho do Ministro Leigo, ex-vereador e Médico, Dr. Arlei Fortes, mas sabemos que há muito mais o que fazer nesta área tão carente. Também este irmãos e seu filho Fernando, além de outra paroquiana Diretora do Colégio Padre Reus para pessoas surdas em Esteio, tem sido importante militantes na ampliação e reconhecimento da cultura surda e sua inclusão cidadã. 
No meio ambiente, acompanhamos junto aos Profetas da Ecologia, apoiados pela Petrobrás, o trabalho do galpão no aterro da construção civil e as dificuldades destas pessoas se adaptarem a novo regramento municipal. Também registramos e aplaudimos o avanço na coleta seletiva do lixo através dos contêineres. 
O nosso Coral São Lucas também tem participado de eventos culturais e celebramos o grande avanço que este município apresente neste campo. Queremos que nossas comunidades sejam também lugar de divulgação do acesso a culturas para todas as pessoas. 
Temos participado do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social onde espero que minha sucessora também seja convidada!
Somos uma igreja ecumênica e aberta ao diálogo inter-religioso, temos uma relação profunda com os freis capuchinhos através da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana onde eu leciono e temos estudantes anglicanos e anglicanas. Temos o movimento Colmeia com mulheres católicas romanas, metodistas, anglicanas e luteranas e muitas outras iniciativas. Esperamos que o diálogo seja o grande caminho para realizar a vontade de Deus que é a vida e a felicidade de todas as pessoas, mesmo das que não são cristãs! 
Novamente deixo minha gratidão a Deus por esta oportunidade e espero que possamos juntos tornar este mundo um lugar melhor para todos, um lugar mais próximo de Deus, um lugar mais cheio de vida!

+Humberto Maiztegui Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teste Mensagem do formulário de comentário