sábado, 24 de agosto de 2013

Nossa Diocese prepara Tempo para a Criação

E entre os diversos trabalhos do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) está também a preocupação com a questão ambiental através do programa “Justiça, Diaconia e Responsabilidade com a Criação”. Uma das campanhas e ações do CMI é o chamado "Tempo para a Criação", que acontece anualmente no período de 1º. de setembro a 4 de outubro. 
A campanha ecumênica Tempo para a Criação inicia no dia 1º de setembro por ser o primeiro dia do ano do calendário eclesiástico da Igreja Ortodoxa, estendendo-se até 4 de outubro, que é a Festa de São Francisco de Assis, na tradição católica romana e anglicana, e por ser um santo universal, admirado por diversas denominações e manifestações religiosas no mundo inteiro.

Em nossa Diocese Meridional, o bispo diocesano, Dom Humberto, já está mobilizando uma pequena equipe responsável para dinamizar a campanha Tempo para a Criação. 

Entre as diversas ideias para se colocar em prática a partir do Tempo para a Criação, estão a organização de um ciclo de orações dominicais para as comunidades e a criação de um blog como espaço de partilha e informações. 
E, além do que as comunidades possam desenvolver localmente, a campanha também se dará com algumas atividades em nível diocesano:
28 de Setembro: Encontro prático, com informações e atividades de compostagem no terreno da Diocese, e orar em favor da criação. Das 9 às 16 ou 17hs no SETEK (Av. Ludolfo Boehl, 278, Teresópolis, Porto Alegre). 
29 de Setembro: Oferecer dentro do encontro da Coordenação da UJAB com jovens do Mutirão do Avivamento em Santo Antônio de Patrulha, no dia 29 de Setembro a partir das 14hs, alguma atividade de conscientização dirigida pelo jovem Engenheiro Ambiental, Guilherme. 
4 de outubro: Partilha sobre espiritualidade franciscana e ecologia, na sexta-feira dia 04 de Outubro às 19hs no Auditório do Escritório Diocesano, mesmo endereço do SETEK.

Cada ano o CMI escolhe um tema específico para a campanha e em 2013 propõe  que o Tempo para a Criação seja preparatório para a X Assembleia do CMI que acontecerá em Busan, na Coreia do Sul, entre os dias 30 de outubro a 8 de novembro de 2013. O tema da X Assembleia do CMI é "Deus da Vida, conduza-nos na Justiça e na Paz". Este tema proporciona as linha diretivas de reflexão, oração e meditação para o planejamento das atividades programáticas antes e depois da assembleia. 
A vida, a justiça e a paz estão intimamente ligadas com a Criação. Diante das ameaças contra a vida da Criação é preciso ações de acojustiça e paz com a Terra.

Clique AQUI e saiba mais sobre o Tempo para a Criação no blog  tempoparaacriacao.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teste Mensagem do formulário de comentário